Como ‘Gameficamos’ o Processo de Seleção na Zehnk Parte 3 de 3: Os depoimentos dos candidatos, o que eles acharam, conclusões e quem contratamos no final.

Como ‘Gameficamos’ o Processo de Seleção na Zehnk Parte 3 de 3: Os depoimentos dos candidatos, o que eles acharam, conclusões e quem contratamos no final.

Antes de qualquer coisa, antes de irmos ao conteúdo principal desta última parte com os depoimentos dos candidatos, o que eles acharam e tudo mais; eu preciso dar um depoimento pessoal. Esta foi, sem dúvida, uma das experiências mais gratificantes e marcantes da minha carreira… e lá se vai um quarto de século. É, sou fundador de startup, mas já meio passadinho 😉 e isso que sou o mais novo dos três fundadores da Zehnk.

Nós criamos este processo porque queríamos medir algumas coisas, como o grau de motivação, o nível de envolvimento ou “sangue nos olhos”, como já disse antes. Enfim, como resumiu um dos fundadores da Zehnk, Jesuíno Lopes, queríamos entender tudo aquilo que não está escrito no currículo ou no perfil do LinkedIn. Mas o resultado foi muito, mas muito melhor do que isso. Acredito mesmo que ganhamos amigos e amigas no processo. Foi tanto carinho e envolvimento dos candidatos que as vezes nos perguntávamos se estávamos mesmo em um processo de seleção. O grau de felicidade que cada candidato trouxe, para nós da Zehnk, é indescritível.

Os Depoimentos dos Candidatos

Durante o processo

Os depoimentos dos candidatos começaram falando do processo em si. Inovador, desafiador, diferente, estimulante. Percebemos como o ser humano aprecia um bom desafio. Começando pelos comentários no LinkedIn quando dissemos que o tempo estava se esgotando, o que aumentou a frequência de inscrições por minuto, até o e-mail que enviamos para os 244 inscritos. Aliás, revendo aqui algumas estatísticas do próprio LinkedIn, foram 244 inscritos de 396 que visualizaram a vaga e aqui, como já falei antes, tomamos uma primeira decisão que foi diferente do comum: não cortamos ninguém. Todos os 244 tiveram a chance de mostrar o seu talento e demonstraram isso já nas dezenas de mensagens que recebemos em seguida, como essas aqui:

“Obrigado Andre, é um grande privilégio. Darei o meu melhor no processo…”

“Tudo ótimo, André! Pronta para o desafio vou ficar de olho nos e-mails. Obrigada!”

Um dos candidatos, que posteriormente vimos que ficou entre os 10 melhores colocados, nos deixou muito empolgados com sua mensagem. Ali vimos que estávamos no caminho certo com a nossa proposta:

“Bom dia Andre, Claudio e Jesuino.

Que desafio incrível! Eu tenho um excelente currículo e acho que faço 60% de tudo o que vocês precisam nessa vaga… Adoraria fazer o processo da mesma forma para pelo menos ter uma chance de conhecer vocês e ver até onde eu posso chegar. Eu nem conhecia a ZEHNK e em menos de uma hora já quero muito crescer com vocês. Farei o meu melhor.”

Recebemos mensagens também de gente que não se interessou pela vaga, quando soube detalhes desta pelo e-mail convocatório para o desafio, mas que, mesmo assim, se prontificou em nos ajudar, dando dicas e sugestões, tanto de como melhorar o Zehnk, quanto de onde e como vender. Estávamos tendo retornos maravilhosos. E aí começou um ciclo sensacional de carinho. Ficamos tão encantados com o retorno que tivemos sobre como as pessoas estavam curtindo, nervosas, ansiosas com a gameficação que pensamos em como poderíamos dar um retorno a eles que fosse além do simples “obrigado, mas não deu dessa vez” ou “você foi selecionado para a próxima fase”. Fizemos, então, uma série de análises estatísticas que vimos que seriam muito úteis para a Zehnk e que provavelmente os candidatos se interessassem em receber.

Você pode ter acesso a esses números na Parte 2 desse texto aqui.

Depois que divulgamos o resultado inicial

Logo depois que divulgamos o resultado inicial para todos, dizendo se estavam entre os 10 primeiros ou não e complementamos com a análise estatística, começamos a receber mensagens muito mais calorosas. Dar um retorno, com informações sobre o processo e com uma resposta, ainda que negativa, fez toda a diferença e nos espantamos como isso não é a prática no mercado.

Os depoimentos dos candidatos vinhas de todos lados. Esse veio de alguém que não se classificou para a fase final e, mesmo assim, nos presenteou:

“Prezados Zehnk, espero que este os encontrem muito bem!

Estou sem palavras para expressar que admiração, uau, vocês foram além da surpresa. Parabéns, mostraram ser muito mais que uma startup e sim um lugar humano, sonhador. Contem sempre comigo ;0)”

De uma candidata classificada entre os 10 primeiros:

“Muito obrigada pela atenção e a incrível condução do processo, essa pesquisa é inovadora e tenho ainda mais vontade de trabalhar com essa brilhante equipe.”

Um outro candidato escreveu:

“Primeiro queria comentar que adorei o processo seletivo. Foi bacana saber que muito do que vocês têm como filosofia de vida e trabalho fazem parte das coisas que eu acredito e isso me motivou bastante a fazer todas as tarefas propostas. Mesmo que eu eu não seja o candidato escolhido, fiquei bem contente por ter sido aprovado nessa fase de testes e por conhecer o Zehnk e o trabalho de vocês. Gostei bastante da plataforma, já trabalhei antes com outra bem inferior e acho que tem tudo para ser um grande projeto.”

Essa outra em especial nos emocionou muito. Saber que ajudamos alguém a melhorar sua autoestima e que ganhamos uma fã, mesmo ela tendo ficado de fora do grupo dos finalistas, não tem preço:

“Olá! Só gostaria de agradecer a oportunidade, e dizer que serviu muito como aprendizado! Sei que não possuo o perfil que procuram porque tenho consciência que pessoas como eu, que estão retornando agora ao mercado de trabalho após passar um período cuidando de filhos, encontram uma grande dificuldade em se adequar nas vagas ofertadas, pois é preciso muita atualização e muito estudo para competir com aqueles que já estão direto no mercado.

Mas vocês me deram esta oportunidade inicial, me permitiram mostrar um pouco do meu trabalho, coisa que muitas empresas jamais se dariam ao trabalho. Obrigada, muito obrigada mesmo! Já sou muito fã de vocês!”

A ficha começou a cair. Tá bom, talvez sejamos meio lento mesmo, mas é que foi tudo tão novo que, simplesmente, não estávamos entendo o sucesso do processo seletivo todos os depoimentos dos candidatos, nos fizeram muito bem. A mensagem acima, da mãe que voltou ao mercado, e esta outra a seguir nos fizeram entender um ponto fundamental: o respeito.

“Parabéns pelo excelente feedback e transparência sobre este processo.

Atitudes fantásticas como essas, de preocupação com as pessoas que demandaram tempo e energia, são fundamentais para o crescimento de todos como profissionais.”

As pessoas estavam espantadas com o respeito que demonstramos pelo simples fato de enviarmos uma mensagem dando notícias sobre o processo. Se haviam se qualificado para fase final ou não, estatísticas sobre o processo, detalhes dos critérios usados para a seleção e a razão pela qual não haviam passado. Algo simples que todo mundo deveria fazer. Ou seja, não fizemos nada demais, mas, aparentemente, para muitos, era tudo o que mais queriam.

Lubrificação dos globos oculares

Mas lendo novamente esta mensagem abaixo, de uma das candidatas entrevistas por nós, já na fase final, foi quando o processo de lubrificação dos globos oculares se intensificou:

“Agradeço de coração, de poder ter feito parte desse processo desafiador e de ter recebido um feedback pelo meu desempenho.

Hoje, pude conhecer 3 pessoas super bacanas, divertidas e humanas, que em nenhum momento excluiu algum candidato por saber mais ou por saber menos, deu a oportunidade a todos que se inscreveram de poder mostrar o seu trabalho. Percebi no olhar de cada um a paixão pela Zehnk e o entusiasmo de querer mudar o mundo com a Zehnk.

Posso não ser a escolhida, mas já fui uma ganhadora!”

Foram tantas mensagens que, a cada dia, não cabíamos em nós de tanta felicidade. Como faz bem perceber que fizemos bem a alguém. E essa é a essência da Zehnk, ajudar as pessoas a realizarem mais, juntas. A fazerem mais e melhores coisas, de forma mais simples e natural, planejando mais rápido e executando mais claramente suas tarefas.

Os novos Zehnkers

Depois de 244 inscritos, 43 competidores, 10 entrevistas com os finalistas, tínhamos uma vencedora. De todos, tanto pela experiência, como pelo resultado no desafio, uma candidata se destacava dos demais. Na entrevista também se destacou e só não fechamos ali, no ato (foi a última entrevista com os 5 melhores) porque uma outra candidata fez um post no LinkedIn que mexeu com a gente. Releia o post dela aqui.

Neste momento resolvemos entrevistar a Paula e os outros 4 colocados entre o sexto e o décimo. Ao finalizarmos as entrevistas estávamos apaixonados por todos os candidatos. Inclusive com vagas na cabeça para cada um: esse aqui será um baita vendedor quando pudermos atuar assim. Esta outra poderá abrir este mercado. Esta conhece bem este setor ou indústria. Enfim, se tivéssemos condições contrataríamos todos.

Nova Zehnker: Ludmila Ribeiro
Entrega do Kit Zehnk a Ludmila Ribeiro

Foi muito bom este exercício até para confirmar a nossa percepção de que, para aquilo que buscávamos, a candidata ideal era a Ludmila Ribeiro. Aqui está uma das grandes vantagens do processo que fizemos, aberto e sem cortes. Não definimos salário, tão pouco senioridade ou experiência. Queríamos uma analista, mas percebemos que precisávamos de uma especialista. Ludmila tem a experiência certa e perfeita para a Zehnk e já entrou jogando, sem aquecimento. Fomos unânimes na decisão. Ludmila foi contratada, não como analista, mas como especialista em marketing digital da Zehnk.

Mas, sempre tem um mas… A entrevista com a Paula Porto

Nova Zehnker Paula Porto
Entrega do Kit Zehnk a Paula Porto

foi algo fora do normal. Ficamos muito energizados. Era muita energia positiva. E isso que o papo foi via Skype. Se fosse presencial acho que sairíamos correndo uns 20 km só para baixar a adrenalina. Finalizado o papo com a Paula, chegamos a uma conclusão: tínhamos que contratar a Paula também!

 

A Ludmila já estava selecionada, é nossa nova Especialista em Marketing. E, conversando com ela, acertamos o papel para a nossa nova analista de marketing.

Conclusão

Foi um processo que mexeu com a gente. Do início ao fim nos emocionamos, sonhamos, fizemos amigos e amigas. Sentimos cada um que tivemos que dispensar. E, tenho certeza, aprendemos muito sobre as pessoas durante todo esse processo. Estamos muito contentes com o resultado e ansiosos para os resultados nos negócios. E resumimos o sucesso do nosso processo seletivo em 3 fatores:

  1. Mais importante de tudo: respeito. Foi assim que tratamos todos que participaram. Não houve filtro. Entraram na competição todos que estavam com vontade de se mostrar, se expor. Dos mais experientes aos sem experiêcia. E cada um recebeu um retorno. Nem sempre individual, mas sempre com a abertura de ser individual caso quisessem mais informações.
  2. O jeito Zehnk de ser, informal, natural para o nosso grupo, caiu bem no gosto da geração Y, justamente 90% dos nossos candidatos.
  3. O desafio em si, junto com o uso da plataforma Zehnk. O ser humano gosta de ser desafiado. Se empolga quando entra numa competição. Muitos nos disseram que pensaram em desistir, mas seguiram em frente pelo desafio. Pelo jogo. E o uso de uma plataforma nova, empolgou muita gente. O Zehnk se mostrou, além de uma plataforma de gestão colaborativa de projetos e do trabalho, uma excelente plataforma para um processo como esse.

Para finalizar esta terceira e última parte do artigo sobre como gameficamos o processo de seleção na Zehnk, deixo vocês com um último depoimento. Emocionante. Tocante. Que nos deixou muito satisfeitos por saber que tocamos a vida de alguém:

“Bom dia André,

Tudo ótimo e você?

Primeiramente gostaria de agradecer cada palavra escrita e dita durante esse processo.

Participar de “tudo isso” foi extremamente gratificante, inovador e desafiador. Posso afirmar, que de uma certa forma, abriu a minha mente.

Sinceramente, não esperava ser aprovada no processo (muito pela falta do conhecimento sólido em MKT digital) e até achei que poderia ter ido melhor na nossa entrevista (acho que as vezes eu me perco um pouco em tantas idéias, rs).

Já esperava uma negativa, mas não dessa forma tão carinhosa e particular, direcionada exclusivamente a minha pessoa.

Como dito no café, entrei no processo e finalizei aquela primeira tarefa dada, porque queria deixar o meu contato para vocês ( Done!! rs) e muito também porque se tornou um desafio pessoal, para que eu mostrasse (para mim mesma) o quanto eu era capaz.

Sei das minhas limitações técnicas em matéria de marketing digital, mas saber que eu fui a primeira colocada de 43 que completaram o desafio, me faz ver o quanto estou no caminho certo e onde posso focar minhas energias mais assertivamente. E posso afirmar, que nenhum “coaching de carreira” seria tão eficiente quanto a “Zehnk recrutamento e seleção” foi.

Vocês focaram nas pessoas e não simplesmente nos 244 pedaços de papel que lotaram a caixa de e-mail de vocês. Vocês nos deixaram a vontade para mostrarmos o que realmente somos e o que pensamos como profissionais.  Ao invés de criar um clima competitivo entre os participantes, vocês nos deram um networking.

Incrível não?

Isso só mostra a essência da Zehnk e que vocês estão no caminho certo para ganhar o espaço merecido nesse mercado. Acredito piamente que grandes empresas são feitas de grandes pessoas, e para sorte de vocês, o material humano da Zehnk é brilhante.

Um grande abraço!!!!”

Era isso, turma, ficamos por aqui. Logo logo com posts neste canal feitos pela Ludmila e pela Paula, nossas novas Zehnkers. Damos aqui uma super boas vindas a elas e que, em breve, possamos trazer outros para o time.

Você quer fazer parte da Zehnk? Mande um e-mail para mim contando a sua história e como você acha que poderia ajudar no sucesso da nossa startup.

Aquele abraço,

André Fleury – andre@zehnk.com

PS: você não viu as outras duas partes? Clique aqui abaixo para acessar cada uma delas:

Parte 1 de 3

Parte 2 de 3

 

One Reply to “Como ‘Gameficamos’ o Processo de Seleção na Zehnk Parte 3 de 3: Os depoimentos dos candidatos, o que eles acharam, conclusões e quem contratamos no final.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *