Feliz aniversário Zehnk!

Feliz aniversário Zehnk!

Nessa semana a Zehnk completa 2 anos de vida. Na verdade, são dois anos do registro da Zehnk Technology do Brasil S.A., mas a ideia nasceu de nossas cabeças em 18 de janeiro de 2015, quando almoçamos juntos e tivemos a primeira conversa sobre desenvolver uma solução que ajudasse as equipes, os líderes, os empreendedores a serem mais ágeis e realizarem MUITO MAIS com MUITO MENOS esforços e recursos.

Daquela reunião até setembro daquele ano foi uma gestação onde a ideia foi sendo trabalhada nas nossas cabeças. Começamos a envolver outras pessoas, Henrique Washington, meu mentor, sempre pronto para ajudar, falamos com dezenas, talvez bem mais de uma centena de pessoas. Testamos a ideia e começamos a receber profissionais que vinham nos dizer que acreditavam nas mesmas ideias que nós. Fabrício Yutaka Fujikawa, Giuseppe Mannarino, Manuel Carvalho, Marcio Canuto, Katja Aquino Gazzola, Bruno Pedrosa, uns de passagem, outros ficaram um tempo maior e outros estão com a gente até hoje, mas todos nos seguem e seguem nos ajudando ainda que de longe.

Depois veio Sérgio Brascher, Eduardo Henriques, vulgo Jaconé, Vinicius Suarez, Pedro Moreira Grillo, veio a Ludmila Ribeiro e ainda tivemos a breve, porém marcante passagem da Paula Porto que foi curtir os ares de Floripa depois. Tenho um enorme carinho e muita gratidão por todos e por cada um dos nossos clientes e usuários. Empreender não é fácil. Empreender no Brasil é menos ainda. Falta capital, falta incentivo, falta estrutura, falta infraestrutura e sobra burocracia. Para ser uma startup e conseguir usar mecanismos modernos de investimento anjo, como emitir debentures que sejam conversíveis em ações precisamos ser uma S.A. Como não temos lucro ainda, para evitar impostos “presumidos” que nos comam o dinheiro que não temos, temos que ser S.A. de lucro real. Quem é contador entende o tamanho da burocracia e da papelada e do custo que temos que ter simplesmente para ser uma startup de tecnologia. Mas esse texto não é para reclamar, até porque a gente desabafa de vez em quando, mas não fica por aí reclamando e sabemos se dermos CERTO e virarmos um grande sucesso ou mesmo se dermos ERRADO e fracassarmos, em ambos os casos será APESAR dos governos e não por causa deles.

São dois anos de empresa. Um ano inteiro desenvolvendo, aprimorando o nosso produto que foi lançado em sua versão beta em setembro de 2016, há um ano. E isso só foi possível pelo grande apoio dos investidores anjo, principalmente dos 3 iniciais que apoiaram a ideia quando ainda era um mero PowerPoint: Jose Roberto Schettino, Chico e Henrique e dos demais que vieram em seguida como o Paulo C. Novis, Lucien Cohen, Luiz Fernando Walker e tantos outros. São 14 ao todo. E depois, 10 meses de testes beta. Agora estamos aí, batalhando pelo reconhecimento e buscando a chamada tração. É perigoso, o caminho é muito mais torto do que qualquer plano de negócios poderia prever, as barreiras são incríveis e não falta gente dizendo que vai dar errado. Ah, não falta. Mas sabe de uma coisa? Posso contar um segredo? Já deu certo! Já deu muito certo. Quando um cliente do interior do Paraná nos fala que a funcionária dele que fecha a contabilidade ficava estressada todos os meses, trabalhava dezenas de horas extras para fechar a contabilidade só no meio do mês seguinte e graças a total transparência que a nossa solução trouxe ao processo deles, onde todos podem ver como andam as tarefas dos demais, ninguém mais atrasa na entrega de informações para ela e agora eles fecham a contabilidade diariamente, sem estresse, antes do jantar.

Quando outro cliente, de Minas, diz que dobrou a capacidade de acompanhar oportunidades de negócio simultâneas, com a mesma esquipe e ainda consegue ter mais tempo livre para se desenvolver como profissional, quando um gerente de franquias em São Paulo fala que quer espalhar para todas as franquias a nossa solução porque ele reduziu as reuniões de 3 horas para 15 minutos e reduziu em 60% a quantidade de e-mail em sua caixa postal. Quando centenas de mensagens como essa chegam para a gente, ainda que a gente saiba que há um grande caminho a ser percorrido, que há uma estrada esburacada, cheia de curvas perigosas e que em qualquer uma delas a gente pode capotar e acabar a corrida, ainda assim eu digo pra vocês que já deu certo. A sensação de acordar todos os dias de manhã e saber que estamos mudando a vida de quem trabalha, dando mais qualidade de vida para as pessoas no trabalho, não tem preço que pague.

Feliz aniversário Zehnk e muitos anos de vida!!! E aproveitando para um comercial, entra lá em www.zehnk.com e experimenta a maior transformação que seu time pode ter. São 15 dias de graça e depois é menos de 1 real por dia para mudar a sua vida no trabalho e produzir 4 a 10 vezes mais com os mesmos recursos. Venha ser um Zehnk você também e fazer parte desta história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *