Inovação por Steve Jobs

Inovação por Steve Jobs

Não há nada mais batido do que recorrer à Apple e a Steve Jobs ao falar de inovação. No entanto, por mais controversa que seja a figura, seu legado é irrefutável. Vale sempre recorrer aos seus “ensinamentos” e tê-los como fonte de inspiração.

Não devia ser nada fácil trabalhar com ele, em função do seu temperamento difícil, seu perfeccionismo, elitismo e sua “mania” por controle absoluto. Porém, sua mente visionária e sua atitude empreendedora criou a incrível Pixar e colocou a Apple na vanguarda, tirando-a do buraco e transformando-a numa fábrica de sucessos inovadores.

No caso da Apple, a inovação vem de design (e mais importante: design como funcionalidade e não como forma), simplicidade, foco, prototipação, trabalho em equipe e pessoas em um ambiente e cultura absolutamente adequados (tudo a ver com o que acreditamos). Um exemplo disso é uma de suas famosas frases, ditas em entrevistas à Fortune de 9 de novembro de 98: “A inovação não tem nada a ver com a quantidade de dólares que você investe em P&D. Quando a Apple lançou o Mac, a IBM estava gastando 100 vezes mais em P&D. Não é uma questão de dinheiro. É a equipe que você tem, sua motivação e o quanto você entende da coisa.”

 

Existem várias biografias, um monte de vídeos (um dos mais conhecidos é de 2005 quando ele discursa para os formandos da Universidade de Stanford: http://video.google.com/googleplayer.swf?docid=-3827595897016378253&hl) e os filmes contando sua história e mostrando a sua explosiva personalidade. Em um dos livros, “A Cabeça de Steve Jobs”,  o autor, Leander Kahney, criou uma sessão chamada “Lições de Steve”, em cada última página de capítulo, que traz uma lista de conclusões acerca do tópico abordado. Apesar de não concordar com algumas destas conclusões, elas têm muitas receitas do sucesso, que vale como uma rápida referência e lembretes importantes para sempre termos à mão. Abaixo, listo algumas destas “lições:
“Encare as decisões difíceis. Jobs tem que tomar algumas decisões difíceis e dolorosas, mas encara a situação.”
“Não se deixe levar pelas emoções. Avalie os problemas de sua empresa de forma objetiva, com a cabeça fria.”
“Busque informação; não faça suposições.”
“Foco significa dizer “NÃO”. Jobs concentra os recursos limitados da Apple em um pequeno número de projetos que ela pode executar bem.”
“Mantenha o foco: não dê margem ao excesso de funções. Mantenha as coisas simples.”
“Seja um déspota. Alguém tem que dar as ordens. Jobs é o “focus group” de um só homem da Apple. Não é assim que outras empresas fazem, mas funciona”.
“Gere alternativas e escolha a melhor. Jobs insiste em ter opções.”
“Não tenha medo de começar do zero. Valeu a pena refazer o Mac OS X, mesmo à custa do trabalho de mil programadores durante três anos a fio.”
“Quando se trata de ideias, qualquer coisa vale”.
“Não faça concessões. A obsessão de Jobs pela excelência criou um singular processo de desenvolvimento que gera produtos verdadeiramente incríveis.”
“Inclua todo mundo. O design não é só para os designers. Engenheiros, programadores e profissionais de marketing podem ajudar a descobrir como um produto funciona.”
“Só estabeleça parcerias com atores nota 10 e demita os idiotas. Funcionários talentosos são uma vantagem competitiva que coloca você à frente dos seus rivais.”
“Busque a mais alta qualidade – nas pessoas, nos produtos e na publicidade.”
“Trave combates intelectuais. Jobs toma decisões brigando para defender ideias. É difícil e exaustivo, porém rigoroso e eficaz.”
“Ser um idiota não tem importância, contando que você tenha paixão pela coisa. Jobs grita e berra, mas isso vem de seu desejo de mudar o mundo.”
“Use o método de recompensa e punição para obter um excelente resultado.”
“Dê um chute nos traseiros para fazer as coisas andarem.”
“Celebre as realizações com bom gosto e percepção.”
“Torne-se um grande intimidador.”
“Seja um grande sedutor, assim como um grande intimidador.”
“Não perca o consumidor de vista.”
“Estude o mercado e o setor. Jobs está constantemente vigilante para ver que novas tecnologias estão aparecendo.”
“Não pense conscientemente sobre inovação. Sistematizar a inovação é como ver Michael Dell tentar dançar. Doloroso.”
“Lembre-se de que os motivos fazem diferença. Concentre-se em excelentes produtos e não em tornar-se o maior ou o mais rico.”
“Roube. Não tenha vergonha de roubar grandes ideias dos outros.”
“Conecte. Para Jobs, criatividade é simplesmente conectar coisas.”
“Queime os navios. Jobs matou o mais popular iPod para dar lugar a um modelo mais novo e mais fino. Queime os navios e você terá que ficar e lutar.”
“Faça protótipos. Até as lojas da Apple foram desenvolvidas como qualquer produto: prototipadas, editadas e refinadas.”
“Pergunte aos clientes.”

Algumas “lições” são polêmicas, não? Mas outras são absolutamente fundamentais. O que você acha?
Cláudio Barizon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *