Como o trabalho em rede evitou um fracasso maior.

Como o trabalho em rede evitou um fracasso maior.

Resolvi escrever esse post porque quero muito compartilhar essa história, que aconteceu no nosso webinário “O Poder do Trabalho em Rede”

Aqui na Zehnk, nós comemoramos cada fracasso! Se assustou? Calma, você vai entender.

Para dar um exemplo, logo após o nosso webinário em 31 de maio, que pode ser considerado um grande fracasso, fomos todos tomar cerveja em um barzinho novo em Botafogo, aqui no Rio de Janeiro. Bom hambúrguer, boa cerveja artesanal, muita risada e muita comemoração. Espera aí, fracasso no webinário? Quem disse que foi um fracasso?

Deixa eu narrar pra você os bastidores!

O tema era trabalho em rede e trabalho colaborativo. Aqui você tem um exemplo claro disso. Essa é uma história de todo dia de muitas equipes por aí. É uma história de como pequenas coisas fazem toda a diferença.

Os bastidores do Webinar “O Poder do Trabalho em Rede”

Dia 31 de maio de 2017

9h

Escritório Zehnk em Botafogo com parte da equipe
Claudio Barizon, André Fleury, Jesuino Lopes, Giuseppe e Paulinha

Eu, Jesuíno e Barizon, fundadores da Zehnk, junto com Paulinha, do marketing e Giuseppe, de produto, nos reunimos no estúdio/escritório que tenho em casa. Optamos por transmitir de lá o webinar porque, além do risco de latidos do Ted (meu cachorro) e de choros da Camila (minha caçula de 1 ano), não deveríamos ter nenhum grande ruído. Já no nosso escritório, na Cinelândia, bandas de rock, a caixa de som da banca de jornal, eventuais protestos e toda sorte de personagens com megafones, microfones e gigantescas caixas de som poderiam interromper a nossa programação sem prévio aviso. O risco era grande.

9h30

Escritório Zehnk Cinelândia com parte da equipe
Sérgião, Vini, Pedro, e Jaconé

Enquanto tomávamos um café e fazíamos ajustes em luz e som lá no estúdio doméstico, outro time que iria ajudar na transmissão chegava no escritório, na Cinelândia: Jaconé, Sergião, Vini e Pedro.

11h

Todos os principais testes feitos. Tudo funcionando. Começamos então uma transmissão ao vivo para testar todos os detalhes do webinar. Desde a plataforma em si (que já tinha sido testada outras duas vezes em dias anteriores), até o nível do som, iluminação, slides, enfim, ensaio geral. Afinal, sempre queremos fazer tudo perfeito ou o mais próximo disso. Aliás, um parênteses, sempre nos emocionamos aqui com as mensagens de carinho das pessoas que nos acompanham, consomem nosso conteúdo, dão dicas para o nosso software, sugestões, mas, principalmente, nos desejam tudo de bom e dizem o quanto estão torcendo pelo nosso sucesso.

12h30

Depois de tudo certo nos testes, com a participação de alguns clientes e amigos que entraram de locais remotos para dar feedback de como estava a nossa transmissão, faltava apenas esperar. O time que estava na Cinelândia foi almoçar. Eu me recusei a sair para almoçar (o nervosismo não me deixaria comer bem), foi quando marcamos uma comemoração. Não sabíamos se ia dar certo ou errado, mas depois do webinar iríamos sair para comer hambúrguer, beber cerveja e comemorar. Aliás, porque esperar para depois do webinar? Foi quando busquei alguns snacks e algumas cervejas.

13h 

Começamos a beber, uma heineken para cada um. Já sabíamos o que iríamos fazer. Cada um tinha uma função durante o webinar, agora era jogar um pouco de conversa fora e beber uma para relaxar.

13h45

Abrimos a sala de transmissão 15 minutos mais cedo para fazer um teste final… primeiro erro.

14h

Na hora de entrar ao vivo e começar o webinar a ferramenta encerrou a transmissão. Eu comecei a falar sem perceber que a transmissão tinha encerrado, mas em poucos segundos fui alertado pelo Giuseppe que estava no chat com uma pessoa que estava nos assistindo. Em seguida outros começaram a dar o mesmo feedback.

14h10

Depois de reinicializar a ferramenta, voltamos a transmitir. Dessa vez todos estavam vendo a gente. Então, vamos em frente, não é? Não tão cedo. Já com muitas pessoas online nos assistindo começaram a chegar as reclamações de que não estavam ouvindo. Confirmada pela Paulinha que estava lá no estúdio. Na máquina dela também não funcionava o som. Na do Giuseppe e na do Jesuíno funcionava, mas Vini e Sergião também tinham o mesmo problema. Várias pessoas reclamando que não ouviam nada e Barizon, Jesuíno e Giuseppe interagindo com elas no chat da plataforma.

Para mim foram alguns minutos de pânico. Testamos várias opções de áudio diferente, configurações da plataforma. E eu só pensava que tínhamos feito uma transmissão teste há poucas horas e tudo tinha funcionado perfeitamente. Na plataforma de webinar a gente começava a ver o abandono… os mais de 200 visitantes que tinham feito registro para assistir o webinar ao vivo começavam a sair, a largar o webinar. Depois, revendo a gravação, eu consigo perceber claramente a minha cara de pânico. Não sei se para quem não me conhece eu consegui disfarçar bem. A única coisa que eu pensava naquela hora é que três semanas de trabalho intenso para colocar um webinar no ar estavam indo para o lixo em poucos minutos.

14h25

Vini, nosso herói da hora, avisa a Paulinha que no YouTube a transmissão estava perfeita. E que eles já tinham feitos alguns testes em máquinas diferentes. Naquele momento, de forma frenética, a Paula começou a postar no Facebook, Twitter, LinkedIn, mandar e-mail para os inscritos, direcionando todos para o link do YouTube e não para o link do webinar. Pausa: nós havíamos integrado a ferramenta de webinar com o nosso canal do YouTube, portanto a transmissão ocorria simultaneamente nas duas plataformas. Enquanto Paula avisava a todos, os demais, no chat da plataforma, avisavam a todos os atendentes para irem para o YouTube e saírem da ferramenta de webinar.

Aos poucos, começamos a receber mensagens de que estavam no YouTube e conseguiam nos ouvir. Nessa hora o Giuseppe está abrindo uma outra cerveja e não resisti. Para não dar muito na cara (já que já estavam me vendo na transmissão) pedi para ele colocar em um copo e ele colocou naqueles copos promocionais das Olimpíadas, bem adequado com o tema do webinar já que falaríamos da nossa experiência olímpica com Trabalho em Rede.

Um pouco mais relaxado, começamos a transmissão com quase 40 minutos de atraso. Até aquele momento tínhamos perdido mais de 50% da audiência.

14h40

Bem-vindos ao webinar “O Poder do Trabalho em Rede”. Começamos o webinar e a interação foi ótima. Vários elogios. Nosso público interagiu, perguntou, deu dicas, enfim, foi muito legal. Mas, se olharmos exclusivamente o fato de que perdemos 50% da audiência devido a problemas técnicos, foi um fracasso.

E pra você, foi um fracasso ou foi um sucesso? O que você achou?

O hambúrguer com cerveja já estavam marcados e para mim só importava comemorar. Independente do resultado do webinar ser considerado um fracasso ou um sucesso, porque, convenhamos, por métricas diferentes pode ser classificando tanto de um lado como de outro, porque não era isso que eu queria comemorar.

O que eu queria celebrar não era uma derrota de ter perdido 50% do público no início devido a problemas técnicos. Nem mesmo uma vitória de que a outra metade ficou com a gente por duas horas inteiras, até o final. O que tínhamos a comemorar era justamente o que ensinamos no webinar: O Trabalho em Rede. A nossa equipe, de forma autônoma, sem ordens, sem coordenação (até porque o líder – no caso eu – estava meio paralisado perante uma câmera sem querer demonstrar o pânico que estava sentindo naquele momento), foi achando caminhos para salvar o dia. Cada um foi encontrando uma resposta e o outro contribuía em cima daquela resposta e como uma equipe de bombeiros com grande experiência, foram controlando o incêndio, apagando o fogo, e resgatando as vítimas. No final, vivemos na prática o que estávamos tentando explicar no webinar.

E isso, gente, não tem preço.

17h

Bar em Botafogo com equipe Zehnk
Team Zehnk!

Hora da cerveja artesanal, do hambúrguer, da desopilação.

 

E então, o que você achou? Essa história pode virar um curso ou workshop ou ser base de um futuro workshop sobre trabalho colaborativo. E por isso eu queria te pedir um favor: deixe um comentário no post, me diz o que você achou dessa história. Você estava no webinar? Percebeu os problemas? Você abandonou o webinar pelos problemas técnicos? E se você também tem uma história parecida com essa, de superação com base no trabalho em equipe? Escreve pra gente contando. Se você topar a gente pode dividir a sua história no nosso blog (só se você quiser, é claro).

4 Replies to “Como o trabalho em rede evitou um fracasso maior.”

  1. Bacana o relato. Além do trabalho em rede, o que se percebe é o sentimento de importância dado pela equipe ao “evento”. Quanto mais engajados e pertencentes ao trabalho, mais entregas e menos lamentações. Parabéns.

    1. Oi Giliardy, super legal o seu comentário. Obrigado. Acreditamos que quando os nossos profissionais compartilham do mesmo sonho que a gente, tudo fica mais fácil e tudo é possível. Ninguém aqui trabalha pelo salário ou por uma promoção. Todos trabalham pelo mesmo sonho de 1. ajudar as pessoas a serem mais eficientes e felizes em seus trabalhos e 2. fazer uma startup brasileira crescer e ser reconhecida em seu ramo de atuação. Grande abraço e fique ligado, vem mais conteúdo por aí.

  2. Muito maneira a história. Sucesso total no final apesar dos percalços. Eu tentei participar mas achei que o problema de não ter o áudio fosse porque estava acessando pelo celular.

    1. Oi Petrus. Muito obrigado. Estamos criando um novo curso, que vai tratar muito desta transformação no ambiente do trabalho, vamos avisar com antecedência para que se programem. Um grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *