Como Avaliar a Colaboração na sua Equipe?

Como Avaliar a Colaboração na sua Equipe?

Esta é uma pergunta interessante que parece difícil de se responder, em função deste ser um assunto bastante subjetivo. Normalmente, trata-se de uma percepção que você acaba tendo ao ver a equipe trabalhando, seu companheirismo, a harmonia no ambiente e outros fatores que sugerem se realmente a equipe trabalha de forma colaborativa.

Para estudar e entender melhor como está o nível de maturidade da colaboração nas equipes e nas organizações, o grupo do Programa de Pós-Graduação em Informática da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), formado por Diana Arce, Juliana França e Leila Antunes, propôs a aplicação de um modelo de maturidade para avaliação da colaboração, tomando como base os princípios da Colaboração e do Manifesto Ágil. Este modelo está detalhado no artigo “Avaliação da Colaboração em Projeto Fundamentado em Práticas Ágeis”. Ele é bastante interessante e traz o modelo já aplicado em uma empresa. Você pode encontrar o artigo na íntegra neste link.

Resumidamente, vou apresentar os principais pontos do artigo para você avaliar a possibilidade de aplicar esta abordagem sistematicamente em suas equipes, num processo de medição contínua. O objetivo, obviamente, é você poder identificar os pontos que devem ser melhorados para “ataca-los” e, assim, incrementar, cada vez mais, a maturidade da equipe, no que diz respeito à colaboração.

As autoras utilizam as dimensões do Modelo 3C de colaboração: Comunicação, Coordenação e Cooperação, para montar os indicadores. Elas os decompõem até que eles possam ser diretamente observados, através de uma pesquisa objetiva com critérios pré-estabelecidos, conforme as 3 tabelas a seguir:

 

 

 

 

A resposta com o grau de maturidade (0, 1 ou 2) a cada critério de cada uma das 3 tabelas vai gerar o respectivo indicador do nível de maturidade. Este é calculado através da soma dos graus apurados dividida pela a pontuação máxima de cada tabela, sendo apresentado em percentual. Veja o exemplo abaixo:

 

Obviamente, quanto mais próximo dos 100%, mais madura sua equipe é. Vale apurar estes indicadores periodicamente e gerar ações para buscar a maturidade total, se é que ela é alcançável. O mais importante, porém, não são os 100% atingidos, mas a busca para fazê-lo e o incessante trabalho para melhorar do ambiente como um todo.

 

Vamos começar?

Cláudio Barizon

COO – Zehnk

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *