Trabalho colaborativo através de um fórum de práticas ágeis

Trabalho colaborativo através de um fórum de práticas ágeis

Eu iniciei o contato com práticas ágeis em 2008. Os diretores da empresa onde eu trabalhava disseram que uma outra empresa do grupo estava tendo sucesso nos seus projetos e que os clientes estavam satisfeitos! Na época, esse era o nosso desejo, “ter clientes satisfeitos”. Era uma luta entregar o resultado dos projetos, mas não ver a satisfação em suas expressões porque demoramos para entregar ou não era bem isso que queriam, era o que mais nos frustrava. Então, fomos lá ver como tudo funcionava. Fomos muito bem recebidos e esta colaboração foi fundamental para iniciarmos com o pé direito (começamos bem).

As práticas ágeis adotadas foram sendo disseminadas na nossa empresa projeto a projeto. Um trabalho de negociação e de pedido de voto de confiança para experimentar o novo método de trabalho. O bom resultado de um projeto, ajudava na aprovação do próximo projeto.

 

Para que os bons resultados continuassem, criamos um “fórum de práticas ágeis” para trocar ideias, conhecimento e experiências sobre diversos temas relacionados às práticas ágeis, como criação de um padrão mínimo para iniciar um projeto ágil e a evolução dos processos, e promover o aprendizado colaborativo.

 

Participavam do fórum: scrum masters, product owners, desenvolvedores, especialistas de tecnologia e qualquer pessoa interessada nas práticas ágeis.

 

O nosso primeiro assunto no fórum foi definir um processo padrão para iniciar um projeto com gestão ágil. Como seriam os ritos, os quadros, as ferramentas e quais informações seriam necessárias para os stakeholders, por exemplo. Os encontros eram presenciais e a frequência semanal para este tema. Começou com o encontro dos scrum masters. Cada um apresentava a sua forma de fazer e o processo era desenhado em conjunto. Ao final, a informação era compartilhada com os interessados através das ferramentas de colaboração.

 

Algumas dificuldades ou conflitos também poderiam ser discutidos no fórum. Um especialista poderia apresentar uma dificuldade e perguntar ao grupo se já vivenciaram e como resolveram.

 

Como fazer um fórum de práticas ágeis acontecer:

 

1.    Comece pelos mais interessados e conquiste os demais aos poucos através da divulgação dos temas discutidos e do progresso.
2.      Defina local, frequência e tema.
3.      Convide as pessoas. Pode informar o público alvo, por exemplo: product owners.
4.      Esclareça o objetivo do tema. Por exemplo: “Como escrever boas histórias”.
5.      Mantenha o foco no tema.
6.      Ao final, solicite sugestão de novos temas e a priorização.
7.      E divulgue o resultado para os interessados.

Observações:

 

  • Importante comentar que o tema pode ser sugerido por qualquer participante, assim como a priorização deve ser feita por todos. Busca-se o bom senso ou a aplicação de uma técnica de priorização.
  • O tema pode ser trabalhado através da apresentação de alguns conceitos para embasar a discussão.
  • Um participante pode apresentar o tema, conceitos e mediar a discussão.

 

Crie você também um fórum de práticas ágeis e experimente os benefícios do trabalho colaborativo. Você se surpreenderá!

 

Um abraço,

 

Leila Antunes

 

*Leila Antunes é especialista em gestão ágil, evangelizadora das práticas e foi convidada pela Zehnk para contar um pouco da sua experiência.

One Reply to “Trabalho colaborativo através de um fórum de práticas ágeis”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *