Atitude e Peixe!

Atitude e Peixe!

Nós nem precisamos ficar aqui lembrando o quão importante para uma empresa atingir os seus objetivos é engajar a equipe em seu propósito. Mas a equipe só é uma equipe de verdade quando ela entende o seu papel e atua de forma coordenada e colaborativa.

Antes, porém, de se engajar uma equipe, que não é tarefa fácil, é fundamental engajar as pessoas e conseguir delas a atitude desejada para buscar os objetivos, para colaborar, cooperar e construir um ambiente de trabalho saudável e proativo. E uma palavra-chave é: Atitude (com A maiúsculo mesmo).

Quando falamos de atitude, me vem logo à mente uma turma incrível. Vocês já ouviram falar de Pike Place Fish Market? É o mercado de peixe de Seattle. Ele é internacionalmente conhecido por ter transformado de um lugar absolutamente comum em uma loja pra lá de especial. Mais do que vender peixes, eles cultivam bom-humor, contagiando a todos com alegria e levando felicidade para além das fronteiras da feira. O mais interessante que, em algum momento há vários anos atrás, esta turma escolheu trabalhar desta forma: trazendo a alegria para eles e para todos em sua volta. A outra opção seria vender peixe, num lugar frio, triste e fedorento. Atitude com A!

 

Vejam um pedacinho desta animação e “contaminem-se”!

Para quem quiser mais informações, segue também uma reportagem sobre a peixaria, que conta um pouco da história desta maravilhosa mudança: https://www.youtube.com/watch?v=8Z_lqcpXAUw

Existe um livro também contando como esta energia do mercado de peixe pode ser usada no ambiente corporativo. Uma história simples, leve e interessante. Vale a leitura. O livro chama-se “Peixe! – Como Motivar e Gerar Resultados” (John Christensen, Harry Paul e Stephen C. Lundin – Ed. Campus).

 

Voltando à nossa realidade, esta turma de Seattle é uma grande inspiração. Acreditamos que podemos escolher a nossa atitude a cada instante, transformando o nosso dia e o dia de quem está à nossa volta (colegas, usuários, parceiros, …) em um dia extraordinário com alegria, compreensão e companheirismo, assim como fizeram os nossos amigos da peixaria em Pike Place.
Cláudio Barizon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *